A mulher exerce um papel fundamental no cuidado emocional do homem. Uma esposa sábia, temente a Deus e amorosa é um presente divino (Provérbios 18:22: "Quem encontra uma esposa encontra algo excelente, recebeu uma bênção do Senhor.").
Quando o homem recebe a bênção de ter uma boa esposa, ele encontra apoio emocional, força e incentivo para enfrentar os desafios da vida e cumprir seu papel como líder, provedor e protetor de sua familia (Eclesiastes 4:9-10: "É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se.").
No livro O Lar Adventista, Ellen White afirma: "Uma esposa piedosa tem em seu poder o de fazer feliz a vida do marido, e não pode haver recompensa maior que esta. Ela influencia o coração do marido e MOLDA-LHE o caráter." (O Lar Adventista, p. 99).
Esse cuidado mútuo é também descrito como um reflexo do plano divino para o casamento: um vinculo onde ambos se apoiam, emocionalmente e espiritualmente, caminhando juntos na busca por Cristo (Efésios 5:25: "Maridos, amem suas esposas, assim como Cristo amou a igreja e entregou-se por ela.").
"A mulher deve sentir que ela é um elemento importante na vida de seu marido, sendo seu apoio em todas as circunstâncias. A ela cabe moldar o ambiente do lar, tornando-o un lugar de paz e descanso para ele." (O Lar Adventista, p. 118).
Portanto, a parceria emocional entre homem e mulher dentro do casamento é um reflexo do ideal divino de harmonia, amor e sacrifício mútuo, que permite ao casal enfrentar os desafios da vida com a certeza do apoio mútuo e da bênção de Deus.
Comments