top of page
Buscar

Quando o conselho é ignorado

Atualizado: há 1 dia


Até quando vocês, inexperientes, irão contentar-se com a sua inexperiência? Vocês, zombadores, até quando terão prazer na zombaria? E vocês, tolos, até quando desprezarão o conhecimento? Pv 1:22 NVI

Temos a tendência de querer seguir nossas próprias ideias e vontades.

Quando alguém mais velho vem nos dar um conselho (pais, professores, avós etc) naturalmente não queremos dar ouvidos. E alguns pensamentos podem vir a mente:


  • Nada a ver. Comigo vai ser diferente.

  • Essa pessoa não pode estar certa toda vez.

  • Ninguém é dono da verdade.

  • Eu sinto que devo fazer. Então isso conta muito.


Já dizia o sábio Salomão,"não há nada de novo debaixo do sol". É isso mesmo. O ser humano é muito previsível. As ações acontecem igualmente como no passado. E pior. Elas podem piorar. É só ir em Reis e crônicas pra entender como um rei após o outro agia. Eles eram cópias pioradas de seus antecessores.

Os mais velhos já passaram pelo caminho onde os mais novos estão passando agora. Eles viveram ou ao menos viram os resultados das escolhas. Não há nada novo. Atitudes iguais levam a resultados iguais.

A palavra de Deus está aí pra nos ensinar tudo o que precisamos. O que fazer e o que não fazer:


  • Lembra-te do teu criador nos dias da tua mocidade. Eclesiastes 12:1

  • Honra teu pai e tua mãe pra que te prolonguem os dias na terra. Êxodo 20:12

  • Na multidão de conselhos há sabedoria. Provérbios 11:14

  • Deixe pai e mãe.. Marcos 10:7

  • Fugi da impureza. 1 Coríntios 6:18

  • Abstenha-se da imoralidade. I Tessalonicenses 4:3

E a gente poderia ficar horas descrevendo todos os conselhos encontrados na Bíblia. Mas deixaremos essa tarefa pra você.


Não há sabedoria, nem inteligência, nem mesmo conselho contra o Senhor. Provérbios 21:30 ARA
“Até quando vocês, inexperientes, irão contentar-se com a sua inexperiência? Vocês, zombadores, até quando terão prazer na zombaria? E vocês, tolos, até quando desprezarão o conhecimento? Se acatarem a minha repreensão, eu darei a vocês um espírito de sabedoria e revelarei a vocês os meus pensamentos. Vocês, porém, rejeitaram o meu convite; ninguém se importou quando estendi minha mão! Visto que desprezaram totalmente o meu conselho e não quiseram aceitar a minha repreensão, eu, de minha parte, vou rir-me da sua desgraça; zombarei quando o que temem se abater sobre vocês, quando aquilo que temem abater-se sobre vocês como uma tempestade, quando a desgraça os atingir como um vendaval, quando a angústia e a dor os dominarem. “Então vocês me chamarão, mas não responderei; procurarão por mim, mas não me encontrarão. Visto que desprezaram o conhecimento e recusaram o temor do Senhor, não quiseram aceitar o meu conselho e fizeram pouco caso da minha advertência, comerão do fruto da sua conduta e se fartarão de suas próprias maquinações. Pois a inconstância dos inexperientes os matará, e a falsa segurança dos tolos os destruirá; mas quem me ouvir viverá em segurança e estará tranquilo, sem temer nenhum mal”. Pv 1:22-33 NVI

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page